Hoje gostava de partilhar convosco o mundo dos Valores Humanos.
Vêm-me à memória, formas de os catalogar. Podemos falar de valores éticos, religiosos, morais, estéticos, cívicos, intelectuais, afectivos, físicos e claro os familiares.
Mas afinal o que entendemos por Valores?
Primeiro e do ponto de vista da etimologia da palavra ‘valor’, posso dizer que o estudo dos valores é muitas vezes designado por axiologia. É um termo que vem do grego: axia=valor.
VALOR é portanto tudo aquilo que ajuda a pessoa a crescer na sua dignidade, enquanto pessoa que é. Depende da sua liberdade, da eleição das suas escolhas, da sua perseverança, esforço e dedicação.
De seguida é importante, realçar que é na Família que a criança inicia os seus primeiros contactos com os valores. É na intimidade do lar, na partilha de experiências, que o filho(a) vai interiorizando conceitos: de bem, do belo, da verdade e também de justiça. Os filhos aprendem a diferenciar o bem do mal, do justo do injusto (valores versus contra-valores)… começam a adquirir e a desenvolver a consciência ética e moral.
Mas para o fazer, tem de interiorizar ou seja: tem de conhecer.
Deixo agora um link que considero interessante e que explica o desenvolvimento e consequente itinerário deste termo: VALOR. Dêem uma vista de olhos. Vão ver que vão gostar!
EDUCAÇÃO E VALORES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Por último, fica um esquema, elaborado com base nas indicações de David Isaac, que destaca por idades a altura em que os respectivos valores devem ser trabalhados em família.
Great reaad thank you
GostarGostar
Thanks!!!!
GostarGostar